3. Ginástica Abdominal Hipopressiva

Como surgiu?

As primeiras técnicas hipopressivas foram criadas em 1980 pelo doutor Marcel Caufriez, que posteriormente a uma pesquisa clínica experimental (Hôpital Universitaire Erasme) e a uma pesquisa fundamental de neurofisiologia (Laboratoire de physiologie environnemental et occupationnelle de la Communauté Française de Belgique), criou um novo método de ginástica, denominado por Ginástica Abdominal Hipopressiva (GAH).

Do que se trata?

A ginástica abdominal hipopressiva consiste numa classe de ginástica composta por exercícios posturais. As técnicas hipopressivas são baseadas na manutenção de uma determinada postura durante um determinado tempo, provocando de imediato uma queda da pressão intra-abdominal e intra-torácica e uma modificação do esquema corporal.

Como é realizada?

A GAH é realizada a um ritmo lento de respiração livre, com a manutenção de cada postura durante pelo menos 25 segundos, de preferência, em apneia expiratória (permitindo assim um melhor relaxamento do diafragma). É uma ginástica composta por 8 tipos de posturas e vários exercícios em cada uma destas.

Quais os objectivos?

  • Tonificar o pavimento pélvico e a parede abdominal;
  • Normalizar as tensões dos músculos anti-gravíticos e parietais implicados no equilíbrio postural.

Destinatários

Pessoas, de ambos os sexos, com as seguintes patologias/sintomatologias:

  • Lombalgias, dorsalgias, cervicalgias e escolioses;
  • Síndrome de Desarmonia Corporal (estética abdominal);
  • Prevenção de problemas pós-parto;
  • Dor abdominal;
  • Incontinência urinária de esforço;
  • Obstipação;
  • Disfunção eréctil funcional;
  • Entre muitas outras.
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